TítuloDireito administrativo brasileiro
Autor(es)Ribas, Antonio Joaquim
Data de publicação1866
ResumoObra premiada e aprovada pela Resolução Imperial de 09.02.1961 para uso das aulas das Faculdades de Direito do Recife e São Paulo. Traz uma exposição sistemática das noções mais sintéticas e fundamentais do Direito Administrativo. Versa sobre a origem histórica do direito administrativo, sua definição e objeto. Discorre sobre as ciências auxiliares e as fontes do direito administrativo. Aborda ainda a natureza e divisão do poder político, das relações da administração com poderes do Estado, as condições essenciais da organização administrativa.
NotasAntônio Joaquim Ribas nasceu no Rio de Janeiro em 28.04.1820, foi professor, advogado e político. Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1840, onde ingressou como professor, lecionando aulas de história, economia política, direito administrativo, direito público, direito civil e direito eclesiástico. Foi deputado provincial em várias legislaturas, desde 1849 até mudar-se para o Rio de Janeiro, onde passou a exercer a função de advogado. Escreveu diversas obras sobre Direito. Foi agraciado comendador da Imperial Ordem de Cristo.
AssuntosDireito administrativo, Brasil
Ato administrativo
EditoraF. L. Pinto & C., Livreiros-Editores
FonteRIBAS, Antonio Joaquim. Direito administrativo brasileiro. Rio de Janeiro: F. L. Pinto & C., 1866.
RIBAS, Antonio Joaquim. Direito administrativo brasileiro. BDJur, Brasília, DF, 28 maio 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/21638>.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/21638
Aparece nas coleções: