TítuloEmpresas farmacêuticas e acesso a medicamentos nos países em desenvolvimento : o caminho a seguir
Autor(es)Nwobike, Justice C.
Data de publicação06-2006
Resumo“Este artigo examina o papel das empresas farmacêuticas em problemas relacionados ao acesso a medicamentos em muitos países em desenvolvimento. Inicialmente, faz-se uma análise da prática das empresas farmacêuticas em dificultar o acesso a medicamentos para a pandemia de HIV/AIDS e sua relutância em financiar pesquisas referentes a doenças que não são lucrativas. Argumenta-se que a única ocasião em que é provável que os países em desenvolvimento tenham acesso a medicamentos é quando seus cidadãos são utilizados para fins experimentais, como sugere o teste de medicamentos antibióticos da Pfizer na Nigéria. Por fim, o artigo conclui convocando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a assumir um papel de liderança no esforço para tornar essas empresas farmacêuticas mais sensíveis e responsáveis em relação ao desfavorecimento dos cidadãos desses países em desenvolvimento. Tal tarefa é possível por meio da definição de um mecanismo baseado nas linhas dos “princípios do Equador” aplicáveis à International Finance Corporation (IFC) e às principais instituições financeiras.”
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: Empresas farmacéuticas y acceso a medicamentos en los países en desarrollo: el camino a seguir. -- Título em inglês: Pharmaceutical corporations and access to drugs indeveloping countries: the way forward.
AssuntosIndústria farmacêutica, África do Sul
Empresa de produtos farmacêuticos
Países em desenvolvimento
Direito à saúde
FonteNWOBIKE, Justice C. Empresas farmacêuticas e acesso a medicamentos nos países em desenvolvimento: o caminho a seguir. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 126-143, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/22005>. Acesso em: 8 jun. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/22005
Aparece nas coleções: