TítuloA atividade probatória perante a corte interamericana de direitos humanos
Autor(es)Bovino, Alberto
Data de publicação2005
Resumo"Quando a Comissão Interamericana de Direitos Humanos demanda um Estado-parte em um procedimento contencioso perante a Corte Interamericana, a prova se torna uma questão central. Tanto a Convenção Americana sobre Direitos Humanos como o Regulamento da Corte se caracterizam por omitir o tratamento da atividade probatória. Por isso, a Corte tem abordado do ponto de vista da jurisprudência as particularidades de cada processo. Na jurisprudência encontraremos os seguintes aspectos referentes à atividade probatória: (a) particularidades da atividade probatória no sistema interamericano; (b) constituição da prova do caso; (c) ônus da prova; (d) regime de valoração probatório; e (e) padrões para demonstrar violações à Convenção. Diante das características peculiares dos casos de graves violações de direitos humanos, esse assunto é de crucial importância, e os casos apresentados à Corte têm levado em conta tais singularidades."
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: La actividad probatoria ante la Corte Interamericana de Derechos Humanos. -- Título em inglês: Evidential issues before the Inter-American Court of Human Rights.
AssuntosOrganização dos Estados Americanos (OEA). Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Direitos humanos (direito internacional público)
Direitos humanos, proteção
Prova (direito)
FonteBOVINO, Alberto. A atividade probatória perante a corte interamericana de direitos humanos. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 61-83, 2 sem. 2005. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/22130>. Acesso em: 8 jun. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/22130
Aparece nas coleções: