TítuloA responsabilidade civil do Estado legislador
Autor(es)Cunha, Luiz Daniel Silva da
Data de publicação2009
ResumoDemonstra as teorias existentes sobre responsabilidade civil do Estado, iniciando por fazer um apanhado histórico da evolução da responsabilidade Estatal, complexidade atual do tema, os danos conseqüentes das atividades desse ente estatal, bem como a irresponsabilidade, responsabilidades objetiva e subjetiva, fundamentos da responsabilidade do Estado e evolução histórica da responsabilidade civil do Estado no Brasil. Seguindo, trata da responsabilidade civil do Estado legislador, apresentando as teorias contrastantes a respeito do tema, a opinião dos doutrinadores e o tratamento da matéria nos tribunais. Por fim, conclui que se pode responsabilizar o Estado por atos legislativos, constitucionais ou inconstitucionais, quando acarretam danos aos particulares.
NotasTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Gama Filho como requisito final à obtenção do grau de especialista em Direito Administrativo.
AssuntosResponsabilidade civil do Estado, Brasil
Responsabilidade objetiva
Ônus da prova
FonteCUNHA, Luiz Daniel Silva da. A responsabilidade civil do Estado legislador. BDJur, Brasília, DF, 4 fev. 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/XXXX>.
CUNHA, Luiz Daniel Silva da. A responsabilidade civil do Estado legislador. Brasília, DF, 2009. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Direito Administrativo) – Universidade Gama Filho.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27018
Arquivo TamanhoFormato 
Responsabilidade_Civil_Luiz Daniel.pdf288.83 kBPDFVisualizar