TítuloO papel do juiz na gestão judiciária contemporânea
Autor(es)Dias, Tâmara de Azevedo Severo Alves
Data de publicação2009
ResumoO paradigma de que o juiz julga e não administra é ultrapassado. Uma nova postura do juiz é primordial para o alcance da efetividade, da inovação na condução do processo, bem como na resolução do maior problema hoje do Judiciário – a morosidade. Para tal o juiz deverá assumir a postura de administrador e líder e conciliar sua atuação tanto na área meio quanto na área fim do Judiciário. O novo juiz, em busca de uma gestão eficiente, deverá fazer uso da gestão de pessoas, do planejamento, da busca da qualidade e da inovação. Tal inovação passará necessariamente pela adoção do processo eletrônico como forma de se reduzir a morosidade e de dar maior acessividade e transparência ao Judiciário.
NotasArtigo apresentado ao Núcleo de Pós-Graduação e MBA’s da Faculdade FORTIUM, como requisito para obtenção do título de especialista em Gestão Pública.
AssuntosAdministração da justiça
Juiz
Administrador
Liderança
Inovação tecnológica
Processo eletrônico
FonteDIAS, Tâmara de Azevedo Severo Alves. O papel do juiz na gestão judiciária contemporânea. BDJur, Brasília, DF, 9 fev. 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27098>.
DIAS, Tâmara de Azevedo Severo Alves. O papel do juiz na gestão judiciária contemporânea. Brasília, DF, 2009. 29 f. Artigo. (Especialização em Gestão Pública) – FORTIUM.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27098
Arquivo TamanhoFormato 
Papel_Juiz_Tâmara Azevedo.pdf129.4 kBPDFVisualizar