TítuloA efetivação do sonho constitucional da celeridade processual
Autor(es)Marques, Mauro Luiz Campbell
Data de publicação2009
ResumoDiscorre sobre o volume de ações e seus efeitos no Judiciário. Comenta o estrangulamento nas instâncias julgadoras, onde milhões de processos passaram a se arrastar sem qualquer perspectiva para os jurisdicionados brasileiros. Aborda a instalação dos Conselhos Nacionais de Justiça e do Ministério Público para políticas públicas, sobretudo as voltadas para a fixação de procedimentos uniformizados e estrategicamente postos à disposição de todos os integrantes do Sistema Judiciário. Enfatiza a digitalização de todos os autos em tramitação no Poder Judiciário brasileiro, começando pelo Superior Tribunal de Justiça. Ressalta a necessidade de resolver de forma célere as questões submetidas ao Poder Público.
AssuntosAcesso à justiça, Brasil
Princípio da efetividade, Brasil
Poder judiciário, modernização, Brasil
Administração da justiça, Brasil
FonteMARQUES, Mauro Luiz Campbell. A efetivação do sonho constitucional da celeridade processual. BDJur, Brasília, DF, 19 fev. 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27280>. Acesso em: 30 jan. 2012.
MARQUES, Mauro Luiz Campbell. A efetivação do sonho constitucional da celeridade processual. Justiça & Cidadania, p. 14-15, dez. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27280>. Acesso em: 30 jan. 2012.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27280
Arquivo TamanhoFormato 
Efetivação_Sonho_Constitucional.doc.pdf68.95 kBPDFVisualizar