TítuloO Controle da coisa julgada inconstitucional
Autor(es)Almeida Júnior, Jesualdo Eduardo de
Data de publicação2006
ResumoMostra que no direito, a tendência é se render a dogmas, é a vassalagem à idéia da intangibilidade da coisa julgada, mas não é isso o que diz a literalidade do art. 5º, XXXVI, da Constituição brasileira. Assegura que mais importante no campo dos direitos fundamentais é aceitar que cada qual não é absoluto; que eles devem conviver e, eventualmente, compor-se com outros valores igualmente importantes. Explica que é isso o que vem fazendo a doutrina brasileira recentemente, com freqüência e velocidade, como se acordasse de súbito sentindo a necessidade de fornecer respostas adequadas a problemas concretos que se põem.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Localização: 347.953(81) A447c Código de barras: STJ00062776
AssuntosDireito constitucional
Princípio constitucional
Coisa julgada
Perrogativa constitucional
Segurança jurídica
Ação rescisória
EditoraS. A. Fabris
FonteALMEIDA JÚNIOR, Jesualdo Eduardo de. O Controle da Coisa Julgada Inconstitucional. Porto Alegre: S. A. Fabris, 2006. 245 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/2890
Arquivo TamanhoFormato 
O_Controle_da_Coisa_Julgada.pdf44.98 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: