TítuloContribuições à teoria da regulação no Brasil: fundamentos, princípios e limites do poder regulatório das agências
Autor(es)Loss, Giovani R.
Data de publicação2006
ResumoDiscorre sobre a implementação, no Brasil, da atividade regulatória estatal, por meio de entidades públicas independentes, conhecidas como agências reguladoras. Esclarece que o estudo de temas de natureza regulatória não constitui novidade na literatura jurídica brasileira, não obstante algumas inovações trazidas com a criação das agências. Declara que o estado regulador tornou-se uma realidade no Brasil nos anos 90, ainda que não ultrapassada, até hoje, no campo doutrinário, a etapa relativa à aceitação da legalidade da regulação por meio de agências. Propõe fundamentos, princípios e limites cabíveis ao poder regulatório das agências no Brasil. Expõe a experiência estrangeira acerca das escolas de estudo da regulação e suas teorias, foca a construção de uma teoria da regulação no Brasil, observa fundamentos, princípios e limites constitucionalmente estabelecidos para atividade regulatória estatal e esclarece as conclusões a que se pode chegar numa abordagem inicial. Discorre sobre as teorias da regulação e as contribuições à teoria da regulação no Brasil. Comenta que a exposição das teorias da regulação estrangeiras objetivou embasar as discussões acerca do caso brasileiro. Conclui que no caso brasileiro, os fundamentos, princípios e limites basilares da atividade regulatória encontram-se na própria Constituição Federal.
AssuntosRegulação jurídica
Regulamentação
Agência reguladora, poder normativo
Regulamento (Direito Administrativo)
Intervenção do Estado na economia
Ordem econômica
Administração indireta
Princípio constitucional
EditoraForense
FonteARAGÃO, Alexandre Santos de et al. (Coord.). O poder normativo das agências reguladoras. Rio de Janeiro: Forense, 2006. p. 143-172.
TipoCapítulo de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/29561
Aparece nas coleções: