TítuloAbertura do Curso de Formação de Multiplicadores em Mediação e Técnicas Autocompositivas
Autor(es)Naves, Nilson Vital
Data de publicação2009
ResumoRessalta que a Enfam, em 2008, buscando fortalecer o instrumento da mediação no Judiciário, promoveu, em parceria com o Ministério da Justiça, o primeiro curso de formação de multiplicadores em técnicas autocompositivas, versão que se destinou à magistratura estadual. Aborda o encontro de acuradas reflexões sobre variados temas, entre os quais o conflito e as possibilidades positivas de gestão, os métodos autocompositivos e heterocompositivos de resolução, aí enfocadas a conciliação, a negociação, a mediação, a arbitragem e a jurisdição. Propõe a formação interdisciplinar dos multiplicadores presentes, passando essa excelência, inevitavelmente, pelo domínio da teoria e pelo desenvolvimento de competências, fazendo referência à comunicação linguística, à compreensão das relações interpessoais, à inteligência emocional e social e a questões outras referentes ao senso de justiça e à ética. Por fim, ressalta que formar multiplicadores em mediação surgiu como uma das saídas eficazes para a crise da Justiça.
NotasPalavras proferidas na abertura do “Curso de Formação de Multiplicadores em Mediação e Técnicas Autocompositivas”, Brasília, 30.03.2009.
AssuntosMediação e conciliação
Mediação e conciliação, modernização, Brasil
Solução de conflito
FonteNAVES, Nilson Vital. Abertura do Curso de Formação de Multiplicadores em Mediação e Técnicas Autocompositivas. BDJur, Brasília, DF, 22 abr. 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/29754>. Acesso em: 23 jan. 2012.
TipoDiscurso
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/29754