TítuloTendências atuais do processo administrativo fiscal
Autor(es)Saraiva Filho, Oswaldo Othon de Pontes
Data de publicação07-2006
ResumoTrata do processo administrativo fiscal, abordando os efeitos das decisões administrativas em matéria tributária e a possibilidade de o Fisco recorrer ao Poder Judiciário para rever decisões definitivas dos Tribunais Administrativos Fiscais. Responde ainda se a Constituição brasileira assegura ao contribuinte o processo administrativo fiscal, como devem ser entendidas as garantias do contraditório e da ampla defesa, se é constitucional a exigência legal de prévio depósito para viabilizar o recurso no processo administrativo fiscal e se a autoridade ou órgão jurisdicional administrativo pode deixar de aplicar a lei tributária diante de consideração de sua inconstitucionalidade.
AssuntosProcesso administrativo fiscal, aspectos constitucionais, Brasil
Tribunal administrativo, Brasil
Decisão administrativa, Brasil
Interposição de recurso, Brasil
Ampla defesa, Brasil
Contraditório, Brasil
Devido processo legal, Brasil
FonteSARAIVA FILHO, Oswaldo Othon de Pontes. Tendências atuais do processo administrativo fiscal. Interesse Público, Belo Horizonte, v. 8, n. 39, set. 2006. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/30666>. Acesso em: 28 out. 2010.
SARAIVA FILHO, Oswaldo Othon de Pontes. Tendências atuais do processo administrativo fiscal. Revista Fórum de Direito Tributário, Belo Horizonte, v. 4, n. 22, jul. 2006. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/30666>. Acesso em: 28 out. 2010.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/30666
Arquivo TamanhoFormato 
tendencias_atuais_saraiva_filho.pdf273.14 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: