TítuloAs perspectivas no novo processo civil
Autor(es)Andrighi, Fátima Nancy
Data de publicação08-1996
ResumoTraz algumas considerações sobre as perspectivas do novo Processo Civil. Comenta que se tem cogitado sobre uma possível unificação do Processo Civil para a América Latina. Trata da implantação, no Direito Processual Civil, para que inicie uma justiça adequada aos fins para os quais foi constitucionalmente instituída. Discorre sobre a modernização do Direito Processual Civil e a instituição dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais que têm a necessidade vital à recuperação da imagem do Poder Judiciário e para que atinja a finalidade social. Mas para isso, tem que haver um planejamento e uma estrutura de secretaria especial desburocratizada para o funcionamento dos Juizados Especiais.
NotasPalestra proferida pela Ministra Fátima Nancy Andrighi, por ocasião do XIV Congresso Brasileiro de Magistrados.
AssuntosReforma processual civil, Brasil
Juizado especial cível, Brasil
Juizado especial de pequenas causas, Brasil
Processo civil, América Latina
FonteANDRIGHI, Fátima Nancy. As perspectivas do novo processo civil. ADV Advocacia dinâmica: seleções jurídicas, Rio de Janeiro, n. 8, p. 17-20, ago. 1996. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/31970>. Acesso em: 8 nov. 2011.
ANDRIGHI, Fátima Nancy. As perspectivas do novo processo civil. Revista da Esmesc, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 51-58, 1996. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/31970>. Acesso em: 8 nov. 2011.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/31970
Arquivo TamanhoFormato 
Perspectivas_Novo_Processo.pdf3.34 MBPDFVisualizar