TítuloOrçamento público : um estudo do incremento da despesa de pessoal e material de consumo no superior tribunal de justiça, no período de 2004 a 2009
Autor(es)Cruz, Edvaldo Alves
Data de publicação2010
ResumoDemonstra a variação das despesas de pessoal e de material de consumo do Tribunal nos últimos cinco anos. Verifica se o incremento das despesas de custeio do Tribunal está relacionado com a elevação do número de processos julgados pela corte, verificando ainda se existem ganhos de escala e qual é a tendência deste nível de gastos. Ressalta que essas estimativas são de fundamental importância para subsidiar a elaboração de orçamentos futuros, dando maior credibilidade ao processo e facilitando a tomada de decisão dos gestores.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão e Administração Pública.
AssuntosOrçamento público, Brasil
Despesa de pessoal, Brasil
Bens de consumo, Brasil
Despesa pública, Brasil
FonteCRUZ, Edvaldo Alves. Orçamento público: um estudo do incremento da despesa de pessoal e material de consumo no Superior Tribunal de Justiça, no período de 2004 a 2009. 2010. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão e Administração Pública) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35363>. Acesso em: 3 fev. 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35363
Arquivo TamanhoFormato 
Orçamento_Público_Estudo_Edvaldo.pdf4.73 MBPDFVisualizar