TítuloO Ministério Público e o poder de investigar : excesso de atribuições ou efetividade constitucional
Autor(es)Costa Júnior, Mário Pereira
Data de publicação2010
ResumoAnalisa a possibilidade de o Ministério Público proceder, diretamente, investigações criminais. Diante do debate que vem sendo travado na jurisprudência e na doutrina, nota-se a importância e atualidade do tema. O estudo se desenvolve apontando as origens históricas do Ministério Público, seu desenvolvimento e consolidação com a Constituição de 1988. Discorre acerca dos princípios e garantias constitucionais que o credenciam a titularizar a ação penal, requisitar diligências e instaurar o inquérito policial, fiscalizar a adequada aplicação da lei e desempenhar o controle externo da atividade policial. Em seguida, apresenta o inquérito policial, sua origem, desenvolvimento no Brasil, conceito, função e prescindibilidade. E, por fim, baseando-se, nas posições doutrinárias e jurisprudenciais, apresenta os posicionamentos favoráveis e contrários à investigação criminal conduzida pelo Parquet. O trabalho se utiliza do método dedutivo e fundamenta-se tanto na exposição das correntes doutrinárias que estão a defender ou rechaçar o tema objeto do estudo, como nos posicionamentos jurisprudenciais advindos das nossas Cortes Superiores.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal aplicado às atividades do STJ.
AssuntosInvestigação criminal, Brasil
Brasil. Ministério Público, poderes e atribuições
Inquérito policial, Brasil
FonteCOSTA JÚNIOR, Mário Pereira. O Ministério Público e o poder de investigar: excesso de atribuições ou efetividade constitucional. 2010. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direito Penal e Processo Penal) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <hthttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35692>. Acesso em: 15 fev. 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35692
Arquivo TamanhoFormato 
Ministerio_publico_poder.pdf386.85 kBPDFVisualizar