TítuloA representação social do Superior Tribunal de Justiça : uma análise multimodal
Autor(es)Schulz, Angélica Pereira
Data de publicação2010
ResumoInvestiga a representação social do Superior Tribunal de Justiça (STJ), analisando dois cartazes e a logomarca sobre o processo de virtualização e o site oficial do STJ, a fim de comprovar que a linguagem multimodal utilizada nesses textos expõe o discurso social e ideológico do tribunal. Analisou-se o máximo de informações sobre o objeto de pesquisa, conforme teoria de Goldenberg (1997). Verificou-se que os textos multimodais utilizados pelo STJ possibilitam a representação social do tribunal, na construção do discurso ideológico defendido pela instituição de Tribunal da Cidadania.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para a obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu, na área de Revisão de Textos.
AssuntosBrasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Representação social, Brasil
Comunicação de massa, publicidade, Brasil
Comunicação, semiologia, Brasil
FonteSCHULZ, Angélica Pereira. A representação social do Superior Tribunal de Justiça: uma análise multimodal. 2010. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Revisão de Textos) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/38487>. Acesso em: junho 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/38487