TítuloJusticia de menores española y nuevas tendencias penales : la regulación del núcleo duro de la delincuencia juvenil
Autor(es)Bernuz Beneitez, María José
Data de publicação2005
ResumoAnalisa e evolução da legislação e da prática da justiça de menores na Espanha, através da sua comparação com algumas das novas tendências penais. Aborda o direito penal e a lógica do direito penal do inimigo, a expansão do direito penal e a tendência de pensar em termos de uma função simbólica do direito penal. Discorre a importância das propostas contidas na Convenção das Nações Unidas Sobre os Direitos das Crianças, ressaltando que a justiça voltada para os menores deixou de ser um laboratório de práticas de reinserção exportáveis para a jurisdição penal ordinária, para passar a ser uma jurisdição que se deixa influenciar por tendências penais que deixam de lado valores supostamente básicos em um estado democrático de direito.
AssuntosLegislação de menores, Espanha
Direitos do menor, Espanha
Direitos da criança, Espanha
Menor, proteção, Espanha
Direitos e garantias individuais, Espanha
Convenção sobre os Direitos da Criança (1989)
FonteBERNUZ BENEITEZ, María José. Justicia de menores española y nuevas tendencias penales: la regulación del núcleo duro de la delincuencia juvenil. Revista Electrónica de Ciencia Penal e Criminología, Granada, n. 7, 2005. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/40538>. Acesso em: 17 ago. 2011.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/40538
Arquivo TamanhoFormato 
justicia_menores_espanola_beneitez.pdf142.97 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: