TítuloResponsabilidade civil do Estado pela prisão cautelar ilegal decorrente do excesso de prazo desarrazoado para formação da culpa
Autor(es)Coelho, Alexs Gonçalves
Data de publicação2011
ResumoRealiza estudo minucioso acerca das modalidades de prisão, com ênfase nas prisões cautelares, passando pelo direito da razoável duração do processo (consagrado no âmbito constitucional), chegando-se, finalmente, à responsabilidade civil do Estado, oportunidade em que aborda a questão sobre se o Estado tem o dever de indenizar o réu preso cuja custódia cautelar passa a ser ilegal em razão do excesso de prazo injustificável para formação da culpa. Faz uma análise do entendimento da doutrina publicista e da jurisprudência sobre o tema comentado, destacando-se, em especial, julgados do Superior Tribunal de Justiça.
NotasMonografia apresentada ao curso de Pós-Graduação lato sensu TeleVirtual em Direito Público, na modalidade Formação para o Magistério Superior, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Direito Público.
AssuntosResponsabilidade civil do Estado, Brasil
Prisão cautelar, Brasil
Prisão ilegal, Brasil
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), jurisprudência
FonteCOELHO, Alexs Gonçalves. Responsabilidade civil do Estado pela prisão cautelar ilegal decorrente do excesso de prazo desarrazoado para formação da culpa. 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direito Público) – Universidade Anhanguera, Rede de ensino Luiz Flávio Gomes, Gurupi, TO, 2011. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/41325>. Acesso em: 5 set. 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/41325
Arquivo TamanhoFormato 
Responsabilidade_Civil_Estado_Alexs Coelho.pdf195.14 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: