TítuloFronteiras da hermenêutica constitucional
Autor(es)Tavares, André Ramos
Data de publicação2006
ResumoO título da presente obra pretende espelhar as preocupações que constituem seu objeto. Os temas da transdisciplinaridade, da concretização do Direito e dos princípios revelam, nos estudos aqui realizados, uma concepção do Direito para além da consolidação vernacular produzida pelo Estado-legislador, revelando que as fronteiras cognitivas não podem se resumir nem ao textual nem ao abstrato. São muito mais amplos os horizontes dentro dos quais pode e deve mover-se o intérprete. Os temas da constitucionalização do Direito e da interpretação conforme a Constituição, que ocupam a parte final do presente livro, pretendem iluminar a extensão da superfície jurídica atingida (ou atingível) pela concretização da Constituição, provando que as fronteiras da aplicação de uma hermenêutica constitucional não se circunscrevem à Constituição (nem à Constituição-código nem à Constituição no conceito amplo referido acima).
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Localização: 342.4(81) T231f Código de barras: STJ00065760
AssuntosHermenêutica
Interpretação da constituição
Epistemologia jurídica
EditoraMétodo
FonteTAVARES, André Ramos. Fronteiras da hermenêutica constitucional. São Paulo: Método, 2006. 156 p. (Professor Gilmar Mendes, 1).
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8581
Arquivo TamanhoFormato 
Fronteiras_da_Hermenêutica.pdf17.41 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: