TítuloA Policia Carioca e a Criminalidade Contemporanea
Autor(es)Carvalho, Elysio de
Data de publicação1910
ResumoExpõe conhecimentos, processos, métodos e noções concernentes à investigação policial, assim como aprecia o universo da criminalidade no Rio de Janeiro, além de apresentar as exigências de organização técnica e profissional da polícia carioca.
NotasElysio de Carvalho nasceu em Penedo, AL em 1880. Faleceu em 1925. Foi conhecido anarquista do começo do século XX, movimento ao qual posteriormente abdicou, se reencontrando com o Direito; também foi crítico literário, além de professor e diretor da Escola de Polícia do Rio de Janeiro. Escreveu vários artigos técnicos para o Boletim Policial, periódico ligado à instituição policial carioca. Esta obra, de 1910, foi escrita em um contexto histórico de implantação do regime republicano, onde mudanças de várias ordens se desenvolviam, como as transformações urbanas, com a modernização das cidades. Nesse âmbito, deve-se considerar a passagem do regime de trabalho escravo para o trabalho livre e seus desdobramentos no tocante às formas históricas de controle social. Com o fim da escravidão tornou-se necessária a reforma das instituições de controle social (polícia e justiça). Era o chamado medo branco diante do alargamento do espaço da população afro-brasileira e do aumento em geral da criminalidade urbana. Elysio de Carvalho desenvolveu reflexões sobre a especificidade da criminalidade carioca, com incursões na questão étnica. Com um dos ideólogos da polícia carioca reconheceu a necessidade de uma “polícia científica” em oposição à “polícia empírica”. Também notou a importância de definir uma estratégica de atuação, já que não havia sistematização. O seu pensamento é destaque dentro de uma corrente que se preocupava com a introdução de recursos técnicos e modernos de investigação policial. A atuação mais expressiva desta corrente consistiu na mobilização pela criação da escola de Polícia (1912) e na publicação de uma revista especializada (Boletim Policial).
AssuntosCriminalidade
Investigação criminal
Investigação policial
Policia, Rio de Janeiro
EditoraImprensa Nacional
FonteCARVALHO, Elysio de. A policia carioca e a criminalidade contemporanea. BDJur, Brasília, DF, 2007. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/9549>.
CARVALHO, Elysio de. A policia carioca e a criminalidade contemporanea. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1910.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/9549
Aparece nas coleções: