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trabalho acadêmico Competência como ferramenta de gestão: análise do tempo médio de tramitação conforme as classes processuais(Enfam, 2023) Baggio, Cristhiane Trombini PuiaTrata do tempo médio de duração do processo e sua correlação com a distribuição de competências no âmbito do Poder Judiciário. Avalia a capacidade da gestão judicial na transformação e influência na produção mais célere de resultados, já que o órgão jurisdicional enfrenta desafios no que se refere ao volume de processos sob sua responsabilidade somado ao anseio de imediatidade vivenciado pelo cidadão na era digital. O cálculo proposto pela pesquisa toma por base o agrupamento de processos semelhantes, segundo classes processuais, com a finalidade de diminuir a heterogeneidade e a dispersão do resultado e, dessa forma, ser direcionado à organização interna do Poder Judiciário, com vistas à distribuição de competências em Unidades com menor número de classes processuais, estando apto a transformar o tempo da entrega do resultado final da pretensão ao cidadão. O cálculo proposto pela pesquisa toma por base o agrupamento de processos semelhantes, segundo classes processuais, com a finalidade de diminuir a heterogeneidade e a dispersão do resultado e, dessa forma, ser direcionado à organização interna do Poder Judiciário, com vistas à distribuição de competências em Unidades com menor número de classes processuais, estando apto a transformar o tempo da entrega do resultado final da pretensão ao cidadão.trabalho acadêmico As ferramentas do eproc e a gestão de equipe do poder judiciário: pesquisa-ação junto à justiça federal da 4ª região(Enfam, 2024) Terra, José Luis LuvizettoA dissertação investiga o uso do processo eletrônico eproc como ferramenta de gestão no Poder Judiciário, dividindo-se em duas partes: referencial teórico e pesquisa empírica. Na parte teórica, são discutidos conceitos como dados, informações e conhecimento, ressaltando sua relevância para a gestão de equipes e processos. O autor também aborda a evolução do significado do trabalho e a motivação intrínseca dos servidores, além de apresentar a metodologia de pesquisa-ação, que enfatiza a interação entre teoria e prática. A pesquisa empírica é realizada em duas etapas, envolvendo toda a equipe e setores específicos do gabinete de uma desembargadora do TRF4. O questionário “Futuro Desejado” é utilizado para coletar percepções e expectativas das equipes, e as ações implementadas são analisadas qualitativa e quantitativamente. Os resultados mostram melhorias na comunicação, padronização de procedimentos e uso das ferramentas do eproc, como “Modelos” e “Textos-Padrão”. Isso resultou em redução de retrabalho, aumento da eficiência processual e maior motivação nas equipes. No fim, conclui que o uso adequado do eproc pode elevar a eficiência e a celeridade processual, além de contribuir para a satisfação das equipes. Destaca-se a importância de uma gestão de conhecimento estruturada e do feedback constante, e o capítulo final aborda questões éticas e práticas benevolentes na gestão de equipes, promovendo um ambiente colaborativo. A pesquisa demonstra que a integração de tecnologia e práticas de gestão pode transformar a dinâmica do Judiciário, melhorando sua eficiência e colaboração.trabalho acadêmico Sub-registro e agenda 2030: a (in)eficácia das unidades interligadas do estado do maranhão(Enfam, 2023) Caracas, Jaqueline ReisAnalisa a eficácia das unidades interligadas como estratégia para enfrentar o sub-registro, por meio da entrega da certidão de nascimento dos bebês ainda na maternidade. O sub-registro é um problema complexo, que viola o direito fundamental à identidade, alçado à meta 16.9 da Agenda 2030 da ONU. A definição adotada neste estudo é a do IBGE, que considera o sub-registro como o conjunto de nascimentos não registrados no mesmo ano ou no primeiro trimestre do ano seguinte. O estudo identifica os fatores positivos e negativos relacionados à operação das unidades interligadas, com foco no Estado do Maranhão. Utilizando técnicas do design, realizou-se pesquisa empírica por meio de questionários, visitas e workshop, cujas abordagens permitiram cumprir a fase diagnóstica e inicial de elaboração do redesenho organizacional dessas unidades. Os resultados demonstram que, embora as unidades interligadas sejam uma estratégia fundamental para prevenir o sub-registro, não são capazes, por si só, de alcançarem a meta 16.9 até 2030. Assim, pontuam-se diversos fatores desfavoráveis que afetam seu desempenho, relacionados ao desenho organizacional e à dinâmica de interação da rede interinstitucional responsável pela sua gestão. Em considerações finais, sugerem-se medidas para melhorar a eficácia dessas unidades, com a entrega de produtos necessários para um redesenho organizacional, além de uma proposta de modelagem dos processos de atendimento padrão e de monitoramento, com seus respectivos fluxos descritivos. O objetivo final é contribuir para que as unidades interligadas possam servir como instrumento efetivo para garantir cidadania e inclusão social aos recém-nascidos brasileiros.