Repositório Institucional do STJ

URI permanente desta comunidadehttps://bdjur.stj.jus.br/handle/2011/3

Portal de Publicações Institucionais

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 17
  • Imagem de Miniatura
    material de eventos
    Círculo de acolhimento parental: qual é a escola que seu filho precisa?
    (2022-10-14) Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS); Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR)
    Projeto realizado pela Comissão da Primeira Infância, o programa tem como propósito aproximar o conhecimento científico no contexto da Parentalidade e Desenvolvimento Infantil do corpo de servidores e colaboradores do Tribunal, que são pais, mães ou lidam com crianças, com o intuito de promover práticas mais respeitosas e sem violência nas relações entre pais e filhos, entendendo a grande importância da qualidade dessas relações para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Esta edição extra traz a discussão sobre a escolha da escola do filho, a importância do desenvolvimento intelectual, físico e emocional, método de ensino e aprendizagem defasados, e a revisão do currículo acadêmico.
  • Imagem de Miniatura
    material de eventos
    Círculo de acolhimento parental: como proteger seu filho do abuso sexual?
    (2024-11-08) Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS); Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR)
    O evento aborda os tabus relacionados ao tema prevenção do abuso sexual infantil, e a resistência que muitos pais têm à "educação sexual", associando-a apenas ao ensino sobre sexo. No entanto, essa educação vai além disso, englobando comunicação aberta, ensino sobre limites, consentimento e compreensão do corpo de forma adequada à idade, sendo essencial que pais e cuidadores criem um ambiente seguro, permitindo que as crianças compartilhem suas experiências. Também destaca que muitas vezes as vítimas de abuso não conseguem falar sobre isso, mas podem demonstrar esses abusos através de comportamentos. Por último, ensina formas de identificar os sinais mais frequentes de abuso.
  • Imagem de Miniatura
    material de eventos
    Círculo de acolhimento parental: autocuidado
    (Superior Tribunal de Justiça, 2022-04) Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS); Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR)
    Projeto realizado pela Comissão da Primeira Infância, o programa tem como propósito aproximar o conhecimento científico no contexto da Parentalidade e Desenvolvimento Infantil do corpo de servidores e colaboradores do Tribunal, que são pais, mães ou lidam com crianças, com o intuito de promover práticas mais respeitosas e sem violência nas relações entre pais e filhos, entendendo a grande importância da qualidade dessas relações para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
  • Imagem de Miniatura
    material de eventos
    Círculo de acolhimento parental: como criar filhos anticapacitistas?
    (Superior Tribunal de Justiça, 2024-09-20) Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS); Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR)
    O Círculo de Acolhimento Parental do dia 20/09/2024, abordou o tema "Como criar filhos anticapacitistas?", discutindo desafios e conceitos para educar crianças sem preconceitos contra pessoas com deficiência. As palestrantes enfatizaram que preconceitos são construções sociais, e educar crianças anticapacitistas requer que os próprios adultos desconstruam seus preconceitos. Reflexões sobre a falta de convivência com pessoas com deficiência na infância são essenciais para entender a invisibilização histórica dessas pessoas. A convivência inclusiva e consciente desde a infância é fundamental para a formação de uma sociedade mais justa e acolhedora
  • Imagem de Miniatura
    material de eventos
    Círculo de acolhimento parental: alimentação consciente
    (2022-06) Círculo de acolhimento parental: alimentação consciente (2022); Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS); Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR); Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
    Projeto realizado pela Comissão da Primeira Infância, o programa tem como propósito aproximar o conhecimento científico no contexto da Parentalidade e Desenvolvimento Infantil do corpo de servidores e colaboradores do Tribunal. A palestra trata da alimentação com consciência e responsabilidade.
  • Imagem de Miniatura
    material de eventos
    Círculo de acolhimento parental: desafios da adolescência
    (2022-09) Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS)
    O Projeto Círculo de Acolhimento Parental criado pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) com o apoio do programa Humaniza STJ, realizado pela Comissão da Primeira Infância do STJ, tem o objetivo de aproximar o conhecimento científico no contexto da Parentalidade e do Desenvolvimento Infantil ao corpo de servidores e colaboradores do STJ, que são pais, mães ou que lidam com crianças. Nesta palestra é abordado como lidar com a adolescência.
  • Imagem de Miniatura
    material de eventos
    Círculo de acolhimento parental: desfralde consciente
    (2023-04-24) Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS)
    O tema abordado neste encontro trata de uma etapa do desenvolvimento infantil em que há diversas dúvidas, expectativas e informações incorretas. O Desfralde é um processo que envolve autonomia e maturidade: fisiológica, neurológica, emocional, motora e cognitiva.
  • Imagem de Miniatura
    material de eventos
    Círculo de acolhimento parental: agressividade
    (Superior Tribunal de Justiça, 2022-10-09) Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS); Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR)
    Projeto realizado pela Comissão da Primeira Infância, o programa tem como propósito aproximar o conhecimento científico no contexto da Parentalidade e Desenvolvimento Infantil do corpo de servidores e colaboradores do Tribunal, que são pais, mães ou lidam com crianças, com o intuito de promover práticas mais respeitosas e sem violência nas relações entre pais e filhos, entendendo a grande importância da qualidade dessas relações para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Esta palestra aborda a agressividade da criança, como reagir e educar.
  • Imagem de Miniatura
    palestra
    Círculo de acolhimento parental: a geração do quarto
    (Superior Tribunal de Justiça, 2024-06-14) Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS); Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR)
    No Círculo de Acolhimento Parental do mês de junho de 2024, o tema escolhido foi “A Geração do Quarto”, com a presença do renomado dr. Hugo Monteiro Ferreira, escritor, pós-doutor em Estudos da Criança, neuropsicólogo e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Imagem de Miniatura
    material de eventos
    Círculo de acolhimento parental: parentalidade consciente com crianças atípicas
    (Superior Tribunal de Justiça, 2022-10) Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS); Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR)
    O Círculo de Acolhimento Parental é um projeto da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) com o apoio do programa Humaniza STJ, realizado pela Comissão da Primeira Infância do STJ, cujo objetivo é aproximar o conhecimento científico no contexto da Parentalidade e do Desenvolvimento Infantil ao corpo de servidores e colaboradores do STJ, que são pais, mães ou que lidam com crianças. Neste encontro foi tratado as dificuldades dos pais com a falta de acessibilidade, inclusão social dos filhos especiais e de como educá-los.

Endereço

SAFS - Quadra 06 - Lote 01 - CEP: 70095-900 - Brasília (DF)
Como chegar

Telefones Úteis

Informações gerais
+55 61 3319.8000

SIC

Reclamações, sugestões
e elogios
Ouvidoria: +55 61 3319.8888

Contato Biblioteca

[email protected]
+55 61 3319.9880