O novo ensino jurídico
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Autoria
Unidade Responsável
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https://bdjur.stj.jus.br/handle/2011/847
Situação
Editora
EMERJ
Fonte
Revista da EMERJ, Rio de Janeiro, v. 3, n. 9, p. 174-179, 2000.
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Resumo
Trata da crise do ensino jurídico e do próprio mundo jurídico. Critica a prática diuturna de o estudante pensar o direito como um conjunto de preceitos, tornando-o prisioneiro do tecnicismo e sujeito passivo de constatações, ao invés de atuante indagador. Assinala que o terceiro milênio reclama uma opção translúcida sobre a proposta universitária no campo do direito. Apresenta uma visão sintética da proposta inserida na Portaria 1886 de 1994 do Ministério da Educação, Cultura e Desporto, abordando a formação critíco-reflexiva, profissionalizante e prática. Propõe a integração da universidade com a comunidade - emprestando função social ao conhecimento produzido - e um novo projeto pedagógico que transponha a dogmática tradicional de feição burocrata.
Notas
Texto da Conferência realizada na Faculdade de Direito Cândido Mendes - Centro em 07.01.99 por ocasião da Semana Jurídica promovida pelo Diretório Acadêmico.