TítuloA desigualdade e a subversão do estado de direito
Autor(es)Vieira, Oscar Vilhenha
Data de publicação2007
ResumoDe que maneira a profunda e persistente desigualdade socioeconômica afeta a integridade do Estado de Direito? O principal objetivo deste artigo é procurar entender os efeitos, no sistema jurídico, da polarização entre pobreza e riqueza, especialmente com relação a uma das idéias centrais do Estado de Direito: a noção de que as pessoas devem ser tratadas de maneira imparcial pela lei e por aqueles encarregados de sua implementação. O argumento principal proposto aqui é que a exclusão social e econômica, decorrente de níveis extremos e duradouros de desigualdade, destrói a imparcialidade da lei, causando a invisibilidade dos extremamente pobres, a demonização daqueles que desafiam o sistema e a imunidade dos privilegiados, aos olhos dos indivíduos e das instituições. Em suma, a desigualdade socioeconômica extrema e persistente corrói a reciprocidade, tanto em seu sentido moral quanto em seu interesse mútuo, o que enfraquece a integridade do Estado de Direito.
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: La desigualdad y la subversión del estado de derecho -- Título em inglês: Inequality and the subversion of the rule of law.
AssuntosEstado de direito
Estado democrático de direito
Ordenamento jurídico
Desigualdade de renda, Brasil
Desigualdade social, Brasil
FonteVIEIRA, Oscar Vilhena. A desigualdade e a subversão do estado de direito. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 29-51, 2007. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/18794>. Acesso em: 25 ago. 2008.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18794
Aparece nas coleções: