TítuloDiscurso de homenagem ao professor Antônio Augusto Cançado Trindade pelo recebimento da medalha-mérito Pontes de Miranda na academia brasileira de letras jurídicas
Autor(es)Teixeira, Sálvio de Figueiredo
Data de publicação22-02-2005
ResumoComenta a importância de Antônio Augusto Cançado Trindade como infatigável divulgador da doutrina e da jurisprudência atuais nos campos do Direito Internacional e dos Direitos Humanos.Enumera aspectos históricos da evolução das academias de letras, desde Justiniano às bases das Academias Modernas.Destaca a possibilidade de mudanças no Judiciário, como também pontos ligados a sua organização , procedimento e atuação. Evidencia a necessidade de aperfeiçoamento de magistrados e a criação da Escola Nacional de Magistratura. Finaliza advertindo para a necessidade de construir um direito comum da humanidade, lembrado pela obra O Direito Internacional em um mundo em transformação.
AssuntosPoder judiciário, Brasil
Escola Nacional da Magistratura (ENM)
Controle do judiciário
Aperfeiçoamento profissional
Magistrado
Direitos humanos
Direito internacional público
FonteTEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo. Discurso de homenagem ao professor Antônio Augusto Cançado Trindade pelo recebimento da medalha-mérito Pontes de Miranda na academia brasileira de letras jurídicas. BDjur, Brasília, DF, 2005. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/132>. Acesso em: 13 fev. 2012.
TipoDiscurso
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/132
Arquivo TamanhoFormato 
Homenagem_Cançado_Trindade.pdf134.73 kBPDFVisualizar