TítuloO controle do valor das indenizações por dano moral no Superior Tribunal de Justiça
Autor(es)Gonçalves, Carlos Alberto
Data de publicação01-2007
ResumoEste trabalho teve como objetivo analisar o controle do valor das indenizações por danos morais no Superior Tribunal de Justiça. Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um conceito moderno e abrangente acerca do dano moral. Examina-se, também, os fundamentos que implicam a indenização dos danos puramente morais, bem como os elementos a serem sopesados pelo julgador para definir o valor da indenização. Discorre-se ainda, sobre a necessidade da prova da ocorrência do dano moral para o ajuizamento da ação indenizatória. Serão examinadas as situações em que o Superior Tribunal de Justiça, exercendo seu poder constitucional de unificar a interpretação da legislação infraconstitucional, faz o controle sobre os valores das indenizações por danos morais fixados pelas instâncias ordinárias. Analisa-se a atualizada jurisprudência do STJ sobre as quantias arbitradas para alguns dos tipos mais comuns de danos morais, aferindo-se os padrões aplicados por esta Corte Superior no arbitramento das respectivas indenizações.
NotasMonografia apresentada como pré-requisito de conclusão do Curso de Pós-graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil do Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Universidade Cândido Mendes.
AssuntosBrasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Dano moral, base de cálculo
Indenização (direito civil)
Reparação do dano (direito civil)
Hermenêutica
FonteGONÇALVES, Carlos Alberto. O controle do valor das indenizações por dano moral no Superior Tribunal de Justiça. 2007. 49 f. Monografia (Especialização em Direito Civil e Direito Processual Civil) - Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Universidade Cândido Mendes. Brasília, 2007.
GONÇALVES, Carlos Alberto. O controle do valor das indenizações por dano moral no Superior Tribunal de Justiça. Monografia (Especialização em Direito Civil e Direito Processual Civil) - Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Universidade Cândido Mendes. BDJur, Brasília, DF, 26 fev. 2007. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/16523>.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16523