TítuloO STJ e seus públicos : crítica da pesquisa de avaliação institucional e comunicação 2006
Autor(es)Pinto, Murilo Laureano
Data de publicação2007
ResumoO presente estudo analisa as condições de validade de pesquisas de opinião e comunicação a partir do estudo de caso de contratação efetivada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2006. A análise desenvolve-se a partir da contextualização da sondagem de opinião em uma perspectiva de comunicação pública, e aborda as características de contratações praticadas pela Administração Pública e suas conseqüências no processo de desenvolvimento metodológico e operacional de pesquisas de opinião. Para isso, utilizaram-se teorias de pesquisa em comunicação e de pesquisa em administração aplicadas à comunicação. Trata também da construção do conceito de comunicação e jornalismo públicos, e da tropicalização sofrida pelo primeiro em sua introdução no circuito de pesquisas comunicacionais brasileiro. Isto é feito com base em textos que demonstram a presença norte-americana nesse setor, em contraposição à tradicional abordagem eurocêntrica característica dos estudos nacionais contemporâneos. A dinâmica da opinião pública, sua mensuração e uso político são tratados com base em Bordieu e Sartori. Garapon traz uma visão interna da Justiça sobre essa relação e coloca aspectos da influência dessa força social no campo do Judiciário. A análise conclui pela inadequação dos procedimentos metodológicos e operacionais do caso estudado. Entre os problemas identificados encontram-se a falta de envolvimentos dos profissionais destinatários dos dados, erros graves na formação da amostra, falta de complementaridade entre as modalidades de pesquisa aplicadas (quantitativa e qualitativa), a escolha de índices e indicadores de desempenho da comunicação inadequados e a construção incorreta dos questionários e roteiros de entrevista. Aponta-se também falhas de comunicação administrativa que impediram o esclarecimento das unidades responsáveis por diferentes etapas da contratação e possibilitaram os erros. Verificou-se ainda sérias violações éticas. A conclusão final é de que a falta de definições adequadas dos problemas administrativos e objetivos da pesquisa, além da confusão entre os conceitos de política e plano de comunicação, levaram à realização de uma sondagem que não atende aos princípios necessários de validade metodológica, resultando em uma pesquisa de baixa consistência e relevância, com conseqüente baixa aplicabilidade.
NotasTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para aprovação no Curso de Especialização Lato Sensu em Assessoria em Comunicação Pública, do Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Antonio Teixeira de Barros.
AssuntosComunicação social
Jornalismo
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Pesquisa de opinião
Método de pesquisa
Opinião pública
Ética jornalística
FontePINTO, Murilo Laureano. O STJ e seus públicos: crítica da pesquisa de avaliação institucional e comunicação 2006. 2007. 136 f. Monografia (Especialização em Assessoria em Comunicação Pública) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Brasília, 2007.
PINTO, Murilo Laureano. O STJ e seus públicos: crítica da pesquisa de avaliação institucional e comunicação 2006. Monografia (Especialização em Assessoria em Comunicação Pública) - Instituto de Educação Superior de Brasília. BDJur, Brasília, DF, 05 mar. 2007. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/16600>.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16600