TítuloRecursos especial e extraordinário
Autor(es)Silva, Lairi Epaminondas de Sousa da
Data de publicação2006
ResumoExplica o desdobramento do artigo 119 da Constituição Federal de 1967, a reformulação do recurso extraordinário e a criação do recurso especial, bem como do Superior Tribunal de Justiça, para exercer o controle da legalidade e a correta interpretação do direito federal. Discorre sobre a finalidade do recurso especial e do recurso extraordinário em assegurar a inteireza positiva, a validade, a autoridade e a uniformidade de interpretação da Constituição e das leis federais. Comenta que o efeito devolutivo atribuído aos recursos extraordinário e especial - onde o reexame deve ser feito por outro órgão diferente daquele que proferiu a decisão e, excepcionalmente, pelo mesmo órgão - comporta raras exceções. Examina o juízo de admissibilidade e o juízo de mérito dos recursos, dos pressupostos recursais, genéricos e específicos. E cuida da forma de procedimento dos recursos extraordinário e especial no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça, previsto nos artigos 541 e seguintes do Código de Processo Civil. Confronta a legislação brasileira existente acerca de vários aspectos dos recursos especial e extraordinário com os vários posicionamentos jurisprudenciais sobre a matéria.
NotasMonografia de conclusão de curso apresentada como requisito parcial para obtenção do título no curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público, do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. Orientador: Prof. Paulo Gustavo Branco
AssuntosRecurso extraordinário
Recurso especial
Efeito devolutivo
Hermenêutica
FonteSILVA, Lari Epaminondas de Sousa da. Recursos especial e extraordinário. 2006. 62 f. Monografia (Especialização em Direito Público) – Instituto Brasiliense de Direito público. Brasília, 2006.
SILVA, Lari Epaminondas de Sousa da. Recursos especial e extraordinário. Monografia (Especialização em Direito Público) – Instituto Brasiliense de Direito público. BDJur, Brasília, DF, 26 mar. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/16717>.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16717