TítuloO princípio da função social da propriedade nos parcelamentos clandestinos do Distrito Federal: harmonização da moradia e meio ambiente
Autor(es)Pires, Luiz Cláudio de Oliveira
Data de publicação2007
ResumoTrata dos instrumentos disponíveis ao Estado após o advento da Constituição Federal de 1988, capazes de estabelecer sua política urbana. Discorre sobre a evolução dos parcelamentos clandestinos no Distrito Federal. Aborda a aplicação do princípio da função da propriedade no âmbito dos “condomínios irregulares” do Distrito Federal face à existência dos Direitos Ambiental e Urbanístico e propõe sua harmonização. Confronta o direito à moradia e o direito ambiental com o princípio da função social da propriedade e demonstra sua interação. Argumenta sobre a possibilidade dos “condomínios irregulares” cumprirem a função social no âmbito do Distrito Federal.
NotasArtigo científico apresentado à Faculdade Projeção em convênio com Centro de Estudos Jurídicos (Fortium) como requisito para a obtenção do grau de especialista em Direito Público.
AssuntosFunção social da propriedade, Distrito Fedral (Brasil)
Direito de propriedade
Loteamento, Distrito Federal (Brasil)
Direito urbano
Direito ambiental
FontePIRES, Luiz Cláudio de Oliveira. O princípio da função social da propriedade nos parcelamentos clandestinos do Distrito Federal: harmonização da moradia e meio ambiente. 2007. 23 f. Artigo científico (Especialização em Direito Público) - Faculdade Projeção; Centro de Estudos Jurídicos (Fortium), Brasília, 2007.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/17027