TítuloImpacto ambiental : visão ética e jurídica
Autor(es)Diniz, Moisés Ferreira
Data de publicação07-2006
ResumoEm relação ao problema do impacto ambiental, busca-se apresentar um paradigma mais ecológico e holístico, propiciando uma dimensão ética e filosófica sob a temática em oposição à compreensão da natureza adotada pelo paradigma cartesiano proposto por René Descartes. Destaca-se a importante contribuição do Direito Ambiental que, através de regras e princípios, exerce uma influência na consciência social, lutando por um planeta mais consciente, onde as ações não sejam destruidoras de uma futura possibilidade de vida humana. Ressalte-se que para atingir tais objetivos, o estudo e efetivação de instrumentos como o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) revelam-se imprescindíveis.
NotasArtigo elaborado como resultado final de pesquisa de iniciação científica financiada pela Faculdade Christus e sob a orientação do Prof. M. Sc. Flávio José Moreira Gonçalves
AssuntosDireito ambiental
Impacto ambiental
Impacto ambiental, aspectos jurídicos
Proteção ambiental, ética
Meio ambiente
Degradação ambiental
FonteDINIZ, Moisés Ferreira. Impacto ambiental: visão ética e jurídica. Themis : Revista da ESMEC, Fortaleza, v. 4 , n. 2, p. 333-400, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/18236>. Acesso em: 26 ago. 2008.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18236
Arquivo TamanhoFormato 
Impacto_Ambiental.pdf195.63 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: