TítuloOrigem, sentido e futuro dos direitos humanos: reflexões para uma nova agenda
Autor(es)García Méndez, Emilio
Data de publicação2004
ResumoA proposta deste artigo é reabrir o debate em torno de algumas questões conceituais dos direitos humanos, com o intuito de relançar e revitalizar uma agenda politicamente mobilizadora para a América Latina. O autor defende a prioridade dos direitos civis e políticos sobre os econômicos e sociais ao reformular, por exemplo, o direito à educação, tradicionalmente entendido como parte dos direitos econômicos e sociais. Para ele, é também urgente e necessário assumir a partir da política, e não dos direitos humanos, temas que provocam controvérsias de caráter moral na sociedade. O caso do aborto, tratado ainda hoje como questão de direitos humanos nos Estados Unidos, é bastante ilustrativo.
NotasEdição trilingue: português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: Origen, sentido y futuro de los derechos humanos: reflexiones para una nueva agenda. -- Título em inglês: Origin, concept and future oh human rights: reflections of a new agenda.
AssuntosDireitos humanos
FonteGARCÍA MÉNDEZ, Emilio. Origem, sentido e futuro dos direitos humanos: reflexões para uma nova agenda. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/18297>. Acesso em: 28 maio 2008.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18297
Aparece nas coleções: