TítuloO advento das ações movidas no Sul para reparação por abusos dos direitos humanos
Autor(es)Sarkin, Jeremy
Data de publicação2004
ResumoReparações por violação dos direitos humanos e abusos humanitários constituem um desafio central tanto no âmbito doméstico como no internacional. Apesar dos novos avanços em relação à questão das indenizações pelos abusos cometidos, inúmeras violações ocorridas na África e em outros lugares, durante o período colonial, permanecem sem solução. Este artigo faz um resumo desses avanços e os contextualiza contra o pano de fundo de processos que têm sido movidos por africanos com o objetivo de obter reparação por abusos contra eles perpetrados no período colonial e durante o apartheid. Examinam-se aqui processos movidos por namibianos e sul-africanos nos Estados Unidos, nos termos do Alien Torts Claim Act e são analisadas outras leis, também em outras jurisdições. Procura-se assim identificar a probabilidade de êxito desses processos, à luz dos problemas legais que têm de enfrentar. Os contextos políticos dos processos também são examinados, bem como o porquê de as ações recaírem mais sobre as multinacionais do que sobre os Estados.
NotasEdição trilingue: português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: La consolidación de los reclamos de reparaciones por violaciones de lós derechos humanos cometidas en el Sur. -- Título em inglês: The coming of age of claims for reparations for human rights abuses committed in the South.
AssuntosDireitos humanos
Reparação do dano
FonteSARKIN, Jeremy. O advento das ações movidas no Sul para reparação por abusos dos direitos humanos. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/18301>. Acesso em: 2 jun. 2008.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18301
Aparece nas coleções: