TítuloAcesso a tratamento médico para pessoas vivendo com HIV/AIDS: êxitos sem vitória no Chile
Autor(es)Contesse, Jorge
Lovera Parmo, Domingo
Data de publicação06-2008
ResumoApresenta algumas idéias relativas ao impacto que as decisões judiciais causam no sistema político. Diferentemente do que se costuma destacar do trabalho dos tribunais em matéria de direitos sociais, quando se põem em relevo os padrões e formas em que os tribunais os concebem para satisfazer as demandas de justiciabilidade desses direitos, os autores se centram no caso chileno – mostram como o litígio estratégico pode causar, apesar de resultados judiciais adversos, um impacto positivo na satisfação dos direitos sociais. Esse impacto depende mais da sensatez do sistema político para levar em conta a situação desesperada em que se encontram muitos de seus cidadãos, ou o temor da pressão política, do que das possibilidades que oferecem as grandes declarações provenientes dos tribunais.
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: Acceso a tratamiento médico para personas viviendo con VIH/SIDA: éxitos sin victoria en Chile. -- Título em inglês: Access to medical treatment for people living with HIV/AIDS: success without victory in Chile.
AssuntosAids, aspectos jurídicos, Chile
Direito à saúde, Chile
Litígio
Interesse público
FonteCONTESSE, Jorge; LOVERA PARMO, Domingo. Acesso a tratamento médico para pessoas vivendo com HIV/AIDS: êxitos sem vitória no Chile. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, v. 5, n. 8, p. 151-170, jun. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/18305>. Acesso em: 13 ago. 2008
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18305
Aparece nas coleções: