TítuloA prisão civil pelo descumprimento de ordem judicial como medida assecuratória do estado democrático de direito sob a ótica do acesso à justiça e da prestação da tutela jurisdicional efetiva
Autor(es)Souza, Bruno Preti de
Data de publicação2007
ResumoAnalisa a possibilidade de o Estado fazer com que suas decisões sejam cumpridas através da privação da liberdade garantindo maior efetividade ao cumprimento das decisões judiciais. O processo judicial é o instrumento do Poder Judiciário para a efetivação dos direitos fundamentais. A prisão civil aparece como garantia ao acesso à ordem jurídica justa. O tema é tratado sob a ótica do acesso à justiça e da tutela jurisdicional efetiva à luz da interpretação constitucional.
AssuntosPrisão civil, Brasil
Inadimplemento, Brasil
Decisão judicial, Brasil
Acesso à justiça, Brasil
Prestação jurisdicional, Brasil
FonteSOUZA, Bruno Preti de. A prisão civil pelo descumprimento de ordem judicial como medida assecuratória do estado democrático de direito sob a ótica do acesso à justiça e da prestação da tutela jurisdicional efetiva. Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos: Divisão Jurídica, Bauru, SP, v. 41, n. 48, p. 207-236, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.ite.edu.br/>. Acesso em: 16 jun. 2008.
Revista de Direito Privado: RDPriv, v. 9, n. 34, p. 40-66, abr./jun. 2008.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18572
Aparece nas coleções: