TítuloSobre a incerteza e o conteúdo ético do Processo Civil
Autor(es)Becker, Laércio Alexandre
Data de publicação2007
ResumoEste ensaio traz considerações sobre a certeza: vista como a crença da posse da verdade, a afirmação preliminar da verdade, certeza acerca da afirmação de um fato. Na visão do autor, o juiz, diante do impedimento de exercer sua criatividade na atividade jurisdicional, revela seu apego pela vontade de verdade. Revela o contra-senso do processo civil quando precisa de um procedimento que depende de certezas numa época de incertezas. Apresenta a perspectiva de diversos teóricos sobre as raízes do mito da certeza no processo civil e sobre o mito da segurança nas relações jurídicas.
AssuntosFilosofia do direito
Dogmática jurídica
Direito e ética
Teoria do direito
FonteBECKER, Laércio Alexandre. Sobre a incerteza e o conteúdo ético do processo civil. Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos: Divisão Jurídica, Bauru, SP, v. 41, n. 48, p. 175-193, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.ite.edu.br/>. Acesso em: 13 jun. 2008.
BECKER, Laércio Alexandre. Sobre a incerteza e o conteúdo ético do processo civil. Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, n. 27, p. 201-223, dez./mar. 1999/2000.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18696
Arquivo TamanhoFormato 
Sobre_a_Incerteza_e_o_Contéudo_Ético.pdf552.53 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: