TítuloCrime e sanção: uma abordagem fenomenológica sobre o conteúdo de realidade da prestação jurisdicional penal
Autor(es)Dutra, Antonio Fernandes
Data de publicação2008
ResumoNo âmbito do direito penal a exacerbação da violência urbana, de um lado, e a perpetuação dos conflitos agrários de outro, bem ilustram a incapacidade do direito, sobretudo positivo, em solucionar essa desarmonia que tem marcado as sociedades humanas. A fenomenologia propõe investigação exaustiva de todos os fenômenos, quer naturais, quer psíquicos ou espirituais, por meio da reflexão intencional, de modo a perquirir sua essência e, destarte alcançar ou, ao menos, aproximar-se tanto quanto possível da verdade. Este o escopo deste ensaio: propor o exercício do método fenomenológico de conhecimento para alcançar o ideal de justiça que, no processo penal, traduz-se na conformidade proporcional do crime (evento derivado da ação humana em desconformidade à norma penal) e da sanção que lhe corresponde.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal e Segurança Pública.
AssuntosDireito penal
Processo penal
Crime
Fenomenologia
FonteDUTRA, Antonio Fernandes. Crime e sanção: uma abordagem fenomenológica sobre o conteúdo de realidade da prestação jurisdicional penal. BDJur, Brasília, DF, 22 jan. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/19469>.
DUTRA, Antonio Fernandes. Crime e sanção: uma abordagem fenomenológica sobre o conteúdo de realidade da prestação jurisdicional penal. Brasília, DF, 2008. 108 f. Monografia. (Monografia apresentada ao Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal e Segurança Pública, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista) – UniCEUB.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/19469
Arquivo TamanhoFormato 
Crime_Sanção_Antonio Fernandes1.pdf432.47 kBPDFVisualizar