TítuloExtinção da punibilidade nos crimes contra a ordem tributária e apropriação indébita previdenciária
Autor(es)Souto, Sílvio Lopes
Data de publicação2008
ResumoO presente trabalho aborda assunto relacionado com o chamado direito penal econômico e trata das alterações na legislação que dispõe sobre as regras para extinção da punibilidade do agente com o pagamento integral ou parcelamento do tributo devido e seus acessórios. O foco do estudo é noticiar a possibilidade real e legal de suspender o processo criminal e/ou extinguir a demanda contra o devedor quando este efetuar, junto ao Fisco, o pagamento integral ou promover adesão a um programa de parcelamento (Refis - Programa de Recuperação Fiscal) visando o recolhimento do débito tributário ou fiscal, antes ou depois de recebida e aceita a denúncia. Verificou-se que a extinção de punibilidade prevista na legislação vigente pode ser considerada justa, por tratar-se de uma opção político-jurídica do legislador com importante e destacável aplicabilidade.
NotasArtigo apresentado ao curso de especialização em Direito Público, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista.
AssuntosExtinção da punibilidade
Sonegação fiscal
Apropriação indébita
Direito penal econômico
FonteSOUTO, Sílvio Lopes. Extinção da punibilidade nos crimes contra a ordem tributária e apropriação indébita previdenciária. BDJur, Brasília, DF, 11 fev. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/19721>.
SOUTO, Sílvio Lopes. Extinção da punibilidade nos crimes contra a ordem tributária e apropriação indébita previdenciária. Brasília, DF, 2008. 18 f. Artigo. (Artigo apresentado ao curso de especialização em Direito Público, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista) – Fortium.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/19721
Arquivo TamanhoFormato 
Extinção_Punibilidade_Sílvio Lopes.doc.pdf110.78 kBPDFVisualizar