Título“Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça na cooperação passiva”
Autor(es)Monteiro Filho, Raphael de Barros
Data de publicação09-05-2009
ResumoDebate a questão da prestação jurisdicional adequada na era da globalização, diante da qual os interesses jurídicos trafegam rapidamente pelo mundo. Por outro lado, de uma maneira geral nota-se certa impotência dos Estados diante do crime organizado transnacional, pela dificuldade de cumprimento de diligências extraterritoriais diante da não alteração substancial dos instrumentos de intercâmbio entre os Estados. Apresenta as demandas necessárias para tornar mais ágil e efetivo o sistema. Examina como no Brasil já há uma evolução nos meios de cooperação jurídica internacional, analisando as inovações implantadas pelo cotejo entre julgados oriundos do Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça.
NotasExposição feita durante o Seminário “Cooperação Jurídica Internacional”, promovida pelo “Centro de Estudos Judiciários”, órgão do Conselho da Justiça Federal, em Natal-RN, no dia 9 de maio de 2008.
AssuntosTutela jurisdicional
Cooperação internacional, aspectos jurídicos
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), jurisprudência
Brasil. Supremo Tribunal Federal (STF), jurisprudência
FonteMONTEIRO FILHO, Raphael de Barros. “Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça na cooperação passiva”. BDJur, Brasília, DF. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/20649>. Acesso em: 25 jan. 2012.
TipoPalestra
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/20649
Arquivo TamanhoFormato 
Jurisprudencia_do_Supremo_Tribunal.pdf37.5 kBPDFVisualizar