TítuloTraços da cultura organizacional em um órgão público federal
Autor(es)Costa, Gilberto Ferreira
Data de publicação2009
ResumoEste estudo tem como objetivo identificar traços culturais em uma organização pública federal pertencente ao Poder Judiciário. A cultura de uma organização tem influência marcante nos processos de mudança e de modernização, na gestão de pessoas e no seu desempenho. Verificou-se que os aspectos culturais da relação com o poder revelam forte hierarquia, baixa participação do servidor nos processos decisórios, resistência moderada às mudanças, sentido no trabalho realizado na área-fim e distância entre os gabinetes e os demais setores da organização. A cultura da qualidade é percebida pelos servidores, porém é afetada por uma forte pressão pela quantidade. A descontinuidade administrativa gera desconfiança quanto à real efetividade dos projetos apresentados em cada gestão. A motivação é vista como alta quando o servidor ingressa; com o tempo, ela decai e o comprometimento é visto como característica pessoal, com pouca influência do ambiente. Quanto ao prazer e ao sofrimento no trabalho, existem inúmeras situações descritas como geradoras de insatisfação, porém, paradoxalmente, há um alto grau de vaidade e orgulho institucionais.
NotasMonografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE), da Universidade de Brasília, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Gestão Judiciária.
AssuntosComportamento organizacional
Setor público, Brasil
Motivação
FonteCOSTA, Gilberto Ferreira. Traços da cultura organizacional em um órgão público federal. BDJur, Brasília, DF, 6 maio 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/21081>.
COSTA, Gilberto Ferreira. Traços da cultura organizacional em um órgão público federal. Brasília, DF, 2009. 53 f. Monografia. (Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Gestão Judiciária.) – UnB.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/21081
Arquivo TamanhoFormato 
Traços_Cultura_Gilberto Ferreira.pdf188.09 kBPDFVisualizar