TítuloImposto de renda das pessoas jurídicas: a questão da neutralidade fiscal na adoção de padrões internacionais de contabilidade, conforme a Lei 11.638/07
Autor(es)Santos, Guilherme Ribas da Silva
Data de publicação2009
ResumoAnalisa e discute a questão da neutralidade fiscal decorrente da adoção de padrões internacionais de contabilidade para elaboração e divulgação de demonstrações financeiras, de que cuida a Lei 11.638/07. Terá como fundamento o fato de que, desde a entrada em vigor da Lei 6.404/76, o lucro real, que constitui a base de cálculo do imposto de renda das pessoas jurídicas, é alcançado a partir da escrituração puramente contábil, ajustado pelas adições exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária.
AssuntosImposto de renda, Brasil
Contribuinte (pessoa jurídica), Brasil
Princípio da proporcionalidade, natureza fiscal, Brasil
Imposto de renda, base de cálculo, Brasil
FonteSANTOS, Guilherme Ribas da Silva. Imposto de renda das pessoas jurídicas: a questão da neutralidade fiscal na adoção de padrões internacionais de contabilidade, conforme a Lei 11.638/07. Brasília, DF, 2009. 65 f. Monografia. (Monografia apresentada como requisito parcial à conclusão da Pós-Graduação em Direito Tributário.) – UDF.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/21520
Arquivo TamanhoFormato 
Imposto_renda_pessoas_Silva_Santos.pdf601.33 kBPDFVisualizar