TítuloInconstitucionalidade da alteração da contribuição previdenciária dos servidores públicos federais de que trata a Lei 9.783/99
Autor(es)Sousa, Aldenor Moreira de
Data de publicação06-1999
Resumo" Analisa e critica as inconstitucionalidades trazidas pela Lei. 9.783/99 relacionada ao regime de previdência social dos servidores públicos da União. Considera que a principal mudança foi a instituição do regime contributivo e dos direitos que o servidor passou a adquirir ao se aposentar, principalmente a forma como o constituinte mesclou idade e tempo de contribuição. Considera ainda que existe violação de dispositivos constitucionais relacionados à forma como o constituinte tenta a busca de igualdade ou isonomia tributária, ao tipo de progressividade das contribuições previdenciárias, ao critério autuarial das contribuições e à natureza contributiva do regime previdenciário e seus destinatários. "
AssuntosContribuição previdenciária, alíquota, alteração, Brasil
Servidor público, Brasil
Inconstitucionalidade das leis, Brasil
Contribuição previdenciária, legislação, Brasi
FonteSOUSA, Aldenor Moreira de. Inconstitucionalidade da alteração da contribuição previdenciária dos servidores públicos federais de que trata a Lei 9.783/99. Revista do Tribunal Federal da 1ª Região, Brasília, v. 11, n. 2, p. 33-47, abr./jun 1999.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/21898
Aparece nas coleções: