TítuloParcerias entre Estado e sociedade civil para promover a segurança do cidadão no Brasil
Autor(es)Macaulay, Fiona
Data de publicação2005
Resumo"Este artigo analisa diversas modalidades de engajamento da sociedade civil e do Estado na área de segurança do cidadão no Brasil. Inicialmente, avalia os progressos alcançados na abertura de novos espaços de intervenção da sociedade civil (nas funções de assessoria, fiscalização e até mesmo prestação de serviços) em várias esferas de políticas públicas, bem como as dificuldades específicas decorrentes do sistema penal brasileiro. Prossegue com uma análise das atividades de organizações não-governamentais no policiamento e no sistema prisional. Conclui, constatando que o risco de ocorrer uma “apropriação institucional” é muito maior no primeiro, porque a polícia desconfia do monitoramento de suas atividades pela sociedade civil, e a cultura do policiamento comunitário ainda não está enraizada. Já o sistema prisional vem se mostrando mais aberto a mudanças, com parcerias altamente criativas entre o Estado e ONGs locais, transformando a administração e a cultura de algumas prisões de pequeno porte."
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: Cooperación entre el estado y la sociedad civil para promover la seguridad ciudadana en Brasil. -- Título em inglês: Civil society-state partnerships for the promotion of citizen security in Brazil.
AssuntosSegurança pública, Brasil
Sistema penitenciário, Brasil
Estabelecimento penal, administração, Brasil
Organização não-governamental (ONG), Brasil
Polícia comunitária, Brasil
FonteMACAULAY, Fiona. Parcerias entre Estado e sociedade civil para promover a segurança do cidadão no Brasil. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 147-173, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/22032>. Acesso em: 8 jun. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/22032
Aparece nas coleções: