TítuloEddie Mabo e a Namíbia : reforma agrária e direitos pré-coloniais à posse da terra
Autor(es)Horn, Nico
Data de publicação2005
Resumo"O que há de comum entre as pequenas Ilhas Murray, no Estreito de Torres, ao largo da costa da Austrália, com menos de 9 km² de extensão, e a Namíbia? Por certo não é a geografia, nem a história da ocupação. Mesmo assim, ambos os povos compartilham uma história de submissão a um poder colonial e, embora tenham sido autorizados a permanecer em sua terra ancestral, jamais lhes foi informado que haviam sido colonizados. Graças a uma ação movida pelo povo das Ilhas Murray, no chamado “caso Mabo”, acabou sendo abandonada uma das mais antigas justificativas para a ocupação de terras habitadas, a chamada regra da terra nullius. O exemplo do caso Mabo possibilitou que o programa de reforma agrária da Namíbia fosse olhado sob uma nova perspectiva, pelo menos nas regiões central e sul do país. A Constituição da Namíbia garante direitos de propriedade privada. No entanto, a idéia de que pode existir mais de um direito sobre uma propriedade está presente tanto no common law quanto no direito codificado do país. Neste artigo, o autor apresenta o processo em que são adotadas diversas estratégias para alcançar o objetivo final: uma distribuição justa da terra a todos os povos da Namíbia, de modo a contribuir para a paz, a prosperidade e a estabilidade."
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: Eddie Mabo y Namibia: reforma agraria y derechos precoloniales a la posesión de la tierra. -- Título em inglês: Eddie Mabo and Namibia: land reform and pre-colonial land rights.
AssuntosReforma agrária, Namíbia
Direito de propriedade, Namíbia
Posse da terra, Namíbia
FonteHORN, Nico. Eddie Mabo e a Namíbia: reforma agrária e direitos pré-coloniais à posse da terra. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 85-99, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/22132>. Acesso em: 8 jun. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/22132
Aparece nas coleções: