TítuloA abusividade da cláusula que impõe representante para emitir e/ou aceitar títulos de crédito representativos de débitos do consumidor em contratos de cartão de crédito
Autor(es)Zanellato, Marco Antônio
Data de publicação12-1993
ResumoAção civil pública proposta pelo Ministério público de São Paulo classificada no concurso 'Melhor arrazoado forense', série 92/93, contra procedimento administrativo da empresa Cartão Nacional Ltda, com sede no Rio de Janeiro. Ao celebrar contrato com o associado ao Cartão Nacional Visa, mediante a cláusula 23, a empresa se tornava procuradora do associado passando a ter poderes para aceitar letras de câmbio e emitir notas promissórias em nome do associado. A cláusula 22 conferia poderes para negociar e obter crédito junto a instituições financeiras. Mediante acordo, a empresa se comprometeu a revogar a cláusula 22 e mudar a redação da 23.
NotasTrata-se de jurisprudência
AssuntosCláusula abusiva, Brasil
Cartão de crédito, Brasil
Procuração, Brasil
FonteZANELLATO, Marco Antonio. A abusividade da cláusula que impõe representante para emitir e/ou aceitar títulos de crédito representativos de débitos do consumidor em contratos de cartão de crédito. Justitia, São Paulo, v. 55, n. 164, p. 77-86, out./dez. 1993. Disponível em: <http://www.justitia.com.br/links/edicao.php?ID=164>. Acesso em: 09 jun. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/23050
Arquivo TamanhoFormato 
abusividade_clausula_impoe_representante.pdf1.06 MBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: