TítuloA interposição simultânea dos recursos especial e extraordinário e a questão da prejudicialidade
Autor(es)Nogueira, Regina Lúcia Panquestor
Data de publicação2007
ResumoDiscorre sobre a origem do Superior Tribunal de Justiça e do recurso especial, as origens da crise do Supremo Tribunal Federal e os motivos da criação do Superior Tribunal de Justiça. Por fim, faz-se referência à competência, função e organização dos Tribunais Superiores. Trata dos requisitos de admissibilidade extrínsecos e intrínsecos de ambos os recursos, das características comuns dos recursos especial e extraordinário e do prequestionamento. Aborda o estudo da prejudicialidade. Abrange o estudo da obrigatoriedade da interposição simultânea dos recursos especial e extraordinário. Refere-se também ao princípio da unirrecorribilidade, do requisito de admissibilidade do interesse em recorrer, do efeito substitutivo das decisões, da necessidade de impugnação de todos os fundamentos autônomos e da importância e discussão que envolvem os enunciados das súmulas 126 do Superior Tribunal de Justiça e 283 do Supremo Tribunal Federal.
NotasMonografia apresentada como requisito para conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público.
AssuntosRecurso especial
Recurso extraordinário
Prequestionamento
Questão prejudicial
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Brasil. Supremo Tribunal Federal (STF)
FonteNOGUEIRA, Regina Lúcia Panquestor. A interposição simultânea dos recursos especial e extraordinário e a questão da prejudicialidade. BDJur, Brasília, DF, 27 jul. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/23150>.
NOGUEIRA, Regina Lúcia Panquestor. A interposição simultânea dos recursos especial e extraordinário e a questão da prejudicialidade. Brasília, DF, 2007. 78 f. Monografia. (Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Direito Público.) – Fortium.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/23150
Arquivo TamanhoFormato 
Interposição_Simultânea_Recursos.pdf625.36 kBPDFVisualizar