TítuloUma análise comparativa entre os objetos e as legitimações ativas das ações vocacionadas a tutela dos interesses metaindividuais : mandado de segurança coletivo, ação civil pública, ações do Código de defesa do consumidor e ação popular
Autor(es)Mancuso, Rodolfo de Camargo
Data de publicação12-1992
ResumoDestaca os elementos das ações e sua utilidade, tecendo algumas considerações acerca do exercício do direito de ação. Aborda as origens do mandado de segurança, em sua conotação tradicional, iniciando pelo mandado de segurança coletivo. Analisa o contraste existente entre os objetos e as legitimações ativas do mandado de segurança coletivo e das outras ações coletivas versadas neste estudo. Por fim, esboça um quadro sinóptico.
AssuntosLegitimação extraordinária, Brasil
Ação civil pública, Brasil
Brasil. [Código de proteção e defesa do consumidor (1990)]
Mandado de segurança coletivo, Brasil
FonteMANCUSO, Rodolfo de Camargo. Uma análise comparativa entre os objetos e as legitimações ativas das ações vocacionadas a tutela dos interesses metaindividuais: mandado de segurança coletivo, ação civil pública, ações do Código de defesa do consumidor e ação popular. Justitia, São Paulo, v. 54, n. 160, p. 181-203, out./dez. 1992. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/23374>. Acesso em: 5 ago. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/23374
Arquivo TamanhoFormato 
analise_comparativa_entre_objetos.pdf2.53 MBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: