TítuloConsiderações sobre o reconhecimento de filho adulterino : ação negatória de paternidade e anulação de registro de nascimento : legitimidade : interesse : prazo decadencial
Autor(es)Shimura, Sérgio Seiji
Data de publicação12-1991
ResumoTece comentários a respeito da possibilidade, por parte do pai adúltero, do reconhecimento do filho havido de relações extramatrimoniais. Aborda sobre o registro de nascimento do filho adulterino e a possível nulidade de tal fato, antes e depois da promugação da Constituição Federal de 1988, que aboliu qualquer distinção de filiação. Versa sobre a legitimidade da ação negatória de paternidade relativa à filiação ilegítima e o interesse de agir pela adequação do meio utilizado pelo autor. Por fim, trata da decadência tanto da ação negatória de paterinadade como da ação de anulação de registro.
AssuntosReconhecimento de filho, Brasil
Filho ilegítimo, Brasil
Filho adulterino, Brasil
Legitimação, Brasil
Filiação, Brasil
Paternidade ilegítima, Brasil
FonteSHIMURA, Sérgio Seiji. Considerações sobre o reconhecimento de filho adulterino: ação negatória de paternidade e anulação de registro de nascimento: legitimidade: interesse: prazo decadencial. Justitia, São Paulo, v. 53, n. 156, p. 39-47, out./dez. 1991. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/23492>. Acesso em: 6 ago. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/23492
Arquivo TamanhoFormato 
consideracoes_sobre_reconhecimento_filho.pdf738.66 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: