TítuloA revalorização dos juízes de primeiro grau e dos tribunais locais
Autor(es)Franciulli Netto, Domingos
Data de publicação2001
ResumoDebate a crise por que passa o Poder Judiciário, calcada, sobretudo, na deficiência e morosidade da prestação jurisdicional. Apresenta soluções, ao menos para atenuar o problema, como revalorizar os juízes de primeiro grau e os Tribunais locais, nestes entendidos os Tribunais Regionais, os de Justiça e os de Alçada. Esta revalorização se daria em alguns aspectos primordiais. O primeiro aspecto diz respeito à maior participação dos juízes nas discussões sobre a magistratura como um todo e sobre a organização judiciária em sentido amplo. O segundo aspecto relaciona-se com as decisões judiciais, hoje os juízes sabem que elas, muitas vezes, são efêmeras e precárias, nas iniciais já se encontram embutidos os fundamentos para futuros recursos. Um último aspecto, também importante, é o da necessidade que se prestigie as decisões dos Tribunais locais. A valorização dos juízes e dos Tribunais locais acarretará certo alívio na carga do feitos que chegam aos Tribunais Superiores, principalmente ao Superior Tribunal de Justiça.
NotasPalestra proferida na “2ª Semana Jurídica”, promovida pelo Núcleo Regional de Bauru da Escola Paulista da Magistratura, no auditório da OAB/Bauru, em 27.04.2001.
AssuntosPrestação jurisdicional
Juiz de direito
Primeiro grau
Instância superior
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
FonteFRANCIULLI NETTO, Domingos. A revalorização dos juízes de primeiro grau e dos tribunais locais. Brasília, DF, 2001. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/236>. Acesso em: 15 fev. 2012.
TipoPalestra
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/236
Arquivo TamanhoFormato 
A_Revalorização_dos_Juízes_de_Primeiro.pdf73.16 kBPDFVisualizar