TítuloReflexões acerca da exigência de imposto de renda sobre rendimentos pagos, acumuladamente e em atraso, em cumprimento de decisão judicial
Autor(es)Andrade, Flávio da Silva
Data de publicação01-2009
ResumoAborda a sistemática de exigência de imposto de renda nos casos de rendimentos pagos, acumuladamente e em atraso, em cumprimento a decisão judicial. Faz uma análise do imposto de renda na Constituição Federal, examinando as regras sobre o referido tributo no Código Tributário Nacional. Analisa a disciplina do imposto de renda na legislação ordinária, bem como a tributação da renda segundo a capacidade contributiva de cada sujeito passivo. A seguir, discorre a respeito do imposto de renda incidente sobre os rendimentos pagos em cumprimento de decisão da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho – Lei 8.541/2003 e Lei 10.833/2003 e, em conclusão constata a necessidade de que o legislador brasileiro elimine as diferenças de tratamento entre os procedimentos de retenção da fonte nos casos de rendimentos pagos em decorrência de decisões da Justiça Federal, da Justiça Estadual e da Justiça do Trabalho.
AssuntosImposto de renda, Brasil
Imposto de renda, aspectos constitucionais, Brasil
Tributo, alíquota, Brasil
Tributo, aspectos jurídicos, Brasil
Imposto na fonte, alíquota, Brasil
Decisão judicial, Brasil
Brasil. [Código tributário nacional (1966)]
Imposto de renda, pagamento, decisão judicial, Brasil
Imposto na fonte, Brasil
Capacidade contributiva, Brasil
FonteANDRADE, Flávio da Silva. Reflexões acerca da exigência de imposto de renda sobre rendimentos pagos, acumuladamente e em atraso, em cumprimento de decisão judicial. Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Brasília, v. 21, n. 1, p. 62-85, jan. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/23841>. Acesso em: 21 ago. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/23841
Arquivo TamanhoFormato 
reflexoes_acerca_exigencia_imposto.pdf2.98 MBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: