TítuloA Constituição do Brazil : noticia historica, texto e commentario
Autor(es)Milton, Aristides Augusto
Data de publicação1898
ResumoComentário à Constituição Federal de 24.02.1891, primeira Carta Magna do Brasil República, promulgada pelo Congresso ainda durante o Governo Provisório.
NotasAristides Augusto Milton nasceu em 29.05.1848, na cidade da Cachoeira. Seus primeiros estudos foram na terra natal, sendo os secundários no Ginásio Baiano, onde teve como companheiros Castro Alves e Rui Barbosa. Seguiu depois para Recife, onde se formou, pela Faculdade de Direito, em 1869. Em 1872, na Bahia, trabalhou na imprensa, como redator do Correio da Bahia. Em sua cidade natal, fundou o Jornal da Cachoeira, onde pugnou pelo desenvolvimento da cidade. Foi também juiz municipal, em Lençóis e em Maracás, e de Direito, no Piauí. Em 1881, assumiu a presidência de Alagoas e, mais tarde, foi chefe de polícia de Sergipe. Ingressando na po lítica, filiou-se ao Partido Conservador, sendo eleito deputado provincial e, para o período de 1886-1889, deputado geral. Proclamada a República, foi eleito deputado à Constituinte Federal, sendo reeleito na segunda, terceira, quarta e quinta legislaturas. A sua ação aí foi das mais profícuas, especialmente na comissão incumbida do projeto do Código Penal. Também foi escritor, apreciando os estudos históricos, e divulgou trabalhos de valor, como "A Campanha de Canudos", "A República e a Federação no Brasil", "A Constituição do Brasil", e "Efemérides Cachoeiranas". Por sua terra, a que tinha profundo amor, trabalhou muito, fundando ali o Monte Pio dos Artistas Cachoeiranos. Depois de uma existência gloriosa, legando ao país um nome imaculado, faleceu em 26.01.1904.
AssuntosBrasil. [Constituição (1891)]
Constituição, Brasil, história
EditoraImprensa Nacional
FonteMILTON, Aristides Augusto. A Constituição do Brazil: noticia historica, texto e commentario (sic). 2. ed. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1898.
MILTON, Aristides Augusto. A Constituição do Brazil: noticia historica, texto e commentario (sic). BDJur, Brasília, DF, 6 out. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/24772>.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/24772
Aparece nas coleções: