TítuloPerspectivas brasileiras no campo da solução alternativa de conflitos
Autor(es)Andrighi, Fátima Nancy
Data de publicação2009
ResumoPalavras proferidas acerca das soluções alternativas de conflitos. Comenta que a tendência moderna é a democratização da Justiça através de instrumentos alternativos de solução de controvérsias, evitando que elas cheguem às portas do Poder Judiciário. Incumbe ao Estado popularizar o acesso à Justiça, aproximando do cidadão os meios alternativos de composição de conflitos, informando-o de suas vantagens e garantias. Declara que a formação dos conciliadores é fator de crucial importância, pois dela advém sua boa atuação. Enfatiza que para o sucesso de qualquer outra técnica extrajudicial de solução de conflitos é imprescindível que o Estado se desincumba do dever de regulamentar e supervisionar a formação dos árbitros, conciliadores ou mediadores.
NotasPalestra proferida no "Painel de Debates sobre Soluções Alternativas de Conflitos", realizada no Superior Tribunal de Justiça, em 15 de março de 1996.
AssuntosSolução de conflito
Arbitragem
Mediação e conciliação
Solução de conflito
Função jurisdicional
Assistência judiciária
FonteANDRIGHI, Fátima Nancy. Perspectivas brasileiras no campo da solução alternativa de conflitos. BDJur, Brasília, DF, 22 out. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/25173
Arquivo TamanhoFormato 
Perspectivas_Brasileiras_Campo.doc.pdf72.25 kBPDFVisualizar