TítuloA filiação entre a verdade biológica e afetiva
Autor(es)Souza, Vanessa Ribeiro Corrêa Sampaio
Data de publicação2002
ResumoAborda alguns aspectos propedêuticos sobre a filiação e, em seguida, tece ponderações a respeito do direito à identidade genética e a paternidade biológica, tendo em vista a posse de Estado e a materialização da paternidade sócio-afetiva, assim como, 'utilização da posse de estado de filho no ordenamento juridico brasileiro. Posteriormente, examina os conflitos de paternidade e os fundamentos normativos para a paternidade afetiva. Por fim, discorre sobre as interrelações entre a verdade biológica e a sócio-afetiva, bem como as questões concernentes ao direito à descoberta da origem genética na adoção e na inseminação artificial heteróloga.
AssuntosFiliação, Brasil
Paternidade, Brasil
Paternidade legítima, Brasil
Filho adotivo, Brasil
Adoção, Brasil
FonteSOUZA, Vanessa Ribeiro Corrêa Sampaio. A filiação entre a verdade biológica e afetiva. Revista da Faculdade de Direito de Campos, Campos dos Goytacazes, RJ, v. 2/3, n. 2/3, p. 543-598, 2001-2002. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/25496>. Acesso em: 26 out. 2009.
SOUZA, Vanessa Ribeiro Corrêa Sampaio. A filiação entre a verdade biológica e afetiva. Revista eletrônica da Faculdade de Direito de Campos, Campos dos Goytacazes, RJ, v. 1, n. 1, 2006. Disponível em: <http://www.fdc.br/Revista/Artigo.aspx?ArtigoID=17>. Acesso em: 29 ago. 2008.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/25496
Arquivo TamanhoFormato 
filiacao_entre_verdade_biologica.pdf2 MBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: